Sobre

O Evento

Atendendo às restrições impostas pela pandemia, a Casa da Arquitectura e os municípios parceiros decidiram reagendar para os dias 03 e 04 de julho de 2021 a 6ª edição do Open House Porto, garantindo assim a segurança do público e de todas as pessoas envolvidas na organização.

O adiamento da edição deste ano surge alinhada, de resto, com o que tem vindo a acontecer em várias cidades anfitriãs do evento em todo o mundo que optaram por reagendar o Open House.

Como habitualmente, os participantes terão acesso a um extenso programa de visitas onde poderão ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis ao público.

Para além do roteiro de visitas é ainda disponibilizado como mais-valia ao evento dois programas de ações paralelas que possibilitam outras formas de observação e usufruição dos espaços: Programa Caleidoscópio e Programa Plus.

A 6ª edição do Open House Porto é organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura com a Parceria Estratégica das Câmaras Municipais de Matosinhos, Porto, V. N. Gaia e nesta edição com a estreia da cidade da Maia.

Muitos outros parceiros se associam ao evento, sem os quais seria impossível oferecer este programa de visitas gratuitas ao público.

Os Curadores

Na sua 6ª edição, o Open House Porto terá como curadores a arquiteta Graça Correia e o historiador Joel Cleto.

Graça Correia é arquiteta, docente universitária e autora de vários livros e coautora de documentários. Joel Cleto é arqueólogo, Historiador, divulgador da História e Património e docente universitário. É mais conhecido do grande público pela autoria e apresentação de programas sobre História no “Porto Canal”.

Biografias

Graça Correia (Porto, 1965), Arquiteta (FAUP, Porto, 1989), Doutorada em Arquitetura (UPC, Barcelona, 2006). Professora Associada (FCATI-ULP, Porto) e Professora Auxiliar Convidada (FAUP, Porto), tendo sido visiting professor em várias universidades estrangeiras. Colabora com Eduardo Souto de Moura entre 1989 e 1995, tendo desenvolvido em coautoria projetos como a Requalificação da Fábrica Robinson (Portalegre, 2004-2011). Em 2005, funda com Roberto Ragazzi a CORREIA/RAGAZZI ARQUITECTOS. A sua obra tem sido premiada, publicada e exibida nacional e internacionalmente. Autora de vários livros, designadamente sobre a obra de Ruy D’Athouguia, é ainda coautora e apresentadora de documentários realizados para a RTP2. Desenvolve, contemporaneamente à sua prática como arquiteta, investigadora e docente, ampla participação cívica. Acaba de escrever uma reflexão sobre a obra dos arquitetos Aires Mateus para a revista TC Cuadernos, de Valência, e um artigo para a Thames & Hudson, sobre o arquiteto David Adjaye. Júri de Prémios ENOR 2020, foi ainda convidada pelo Professor Francesco Dal Co para ser Editor Curator de um número monográfico da Casabella sobre a nova geração de arquitetos portugueses.

Joel Cleto (Porto, 1965), licenciado em História e Mestre em Arqueologia (Fac. Letras Univ. Porto 1987 e 1994). Professor Convidado na European Business School/ISAG, responsável por cadeiras de História e Património na licenciatura em Turismo. Autor e apresentador, desde 2006, de programas sobre História no Porto Canal. Nomeado para o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (2012, melhor programa de entretenimento), ganhou dois prémios da Associação Portuguesa de Museologia (2016, melhor trabalho media, e 2019, informação turística). Na Câmara Municipal de Matosinhos, entre 1987 e 2014, foi arqueólogo, Chefe da Divisão da Cultura e Museus, dirigiu o Museu da Quinta de Santiago e coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História. Integrou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira onde dirigiu escavações em monumentos megalíticos de Baião e Marco de Canaveses. Desempenhou funções diretivas no Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto e integra, desde 2017, o Conselho Municipal de Cultura do Porto. Autor de vários livros e dezenas de ensaios e estudos de investigação, é colaborador permanente das revistas “O Tripeiro” (desde 2008) e “História – Jornal de Notícias” (desde 2015). Recebeu das Autarquias do Porto (2017) e Matosinhos (2019) a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

Como Funcionam as Visitas

Durante um fim de semana, 03 e 04 julho de 2021, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro que envolve espaços diversos na sua tipologia e época de construção. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Formatos de Visita

  1. Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado;

  2. Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

  3. Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Forma de Acesso às Visitas

  1. O acesso à grande maioria das visitas será SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA. Não é necessária qualquer tipo de pré-reserva.

  2. Alguns espaços, devido a condicionantes especificas, podem vir a exigir (total ou parcialmente) a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas. A reserva será feita através deste site em data a definir.

Acessibilidade

Todos os espaços do roteiro terão junto à sua informação detalhada a indicação de acesso total, parcial ou inexistente a pessoas com mobilidade condicionada. A indicação de acessibilidade parcial informa que algumas zonas do espaço em visita poderão não ser acessíveis ou apresentam barreiras físicas no seu acesso.

Programa Caleidoscópio

Conjunto de atividades gratuitas produzidas em parceria com a CASA DA ARQUITECTURA durante o Open House Porto a decorrer em alguns locais do roteiro e que se destinam a todo o tipo de públicos. Resulta de uma vontade de apresentar outras perspetivas de exploração e ocupação dos espaços.

Programa Plus

Programa paralelo de atividades gratuitas promovidas por entidades exteriores à CASA DA ARQUITECTURA cujo perfil e local se enquadram no Open House Porto.

Outras informações

  1. Em cada espaço será entregue um guia e um mapa do Open House Porto pela equipa de voluntários presente no local. Limitado ao stock existente.

  2. A frequência de visita informada em cada espaço é indicativa. Devido ao elevado número de participantes no evento e a condicionantes dos próprios espaços, a organização não se pode responsabilizar pelo seu eventual incumprimento.

A arquitetura vai estar de portas abertas: entre e faça parte desta experiência!

Ficha Técnica

Open House Porto

Coordenação Geral:
Carla Barros | CA
Produção:
Ana Pinto | CA
Júlio Senra | CA
Manuel Gonçalves | CA
Filipe Silva | CA
Comunicação:
Margarida Portugal (Coord.) | CA
José Pereira | CA
Pedro Rocha | CA
Filipa Guimarães | CA
Assessoria de Imprensa:
Joana de Belém | CA
Parcerias:
Margarida Matos | CA
Joana Pinto | CA
Voluntariado:
Susana Gaudêncio (coord.)
Programa Caleidoscópio:
Carla Barros | CA
Margarida Matos | CA
Filipa Godinho | CA
Tradução:
Susana Pomba
Design de Comunicação:
Rui Silva
Sérgio Couto
Website:
João Freire
Casa da Arquitectura
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

Comissão Executiva:
José Manuel Dias da Fonseca, Presidente
Nuno Sampaio, Diretor Executivo
Coordenação do Departamento Financeiro e de Recursos Humanos:
Soraia Lebre
Contratação e Faturação:
Joana Costa
Joana Ferreira
Secretariado:
Mafalda Costa
Natacha Mota
Coordenação do Departamento de Edifícios e Infraestruturas:
Paulo Silva
Bilhética e Apoio Infraestruturas:
Inês Lourenço
Liliana Taveira
Sónia Alves
Coordenação do Departamento de Atividades e Conteúdos:
Carla Barros
Produção:
Ana Pinto
Júlio Senra
Manuel Gonçalves
Filipe Silva
Coordenação do Departamento de Arquivos e Biblioteca:
Ana Filipe
Arquivo e Gestão de Coleções:
Alice Lopes
Débora Fernandes
Gilson Fernandes
José Fonseca
Coordenação do Departamento de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento de Produto:
Margarida Portugal
Assessoria de Imprensa:
Joana de Belém
Imagem e Design:
José Pereira
Conteúdos Audiovisuais:
Pedro Rocha
Assistente de Comunicação - Edifício Digital:
Filipa Guimarães
Coordenação Departamento Comercial, Desenvolvimento e Fundraising:
Margarida Matos
Espaços e Parcerias:
Joana Pinto
Loja da Casa:
Carla Sousa
Rita Pinto
Joana Correia Pinto
Serviço Educativo:
Filipa Godinho
Alice Marques
Assistentes e Monitores:
Beatriz Takahashi
Diogo Veloso
Inês Faria
Inês Lourenço
Inês Sardinha
Gonçalo Ramos
Rita Galante